segunda-feira, 14 de março de 2011

Geléia de Jambolão

   Em minha casa pouca coisa comestível não é aproveitada, ou pelo menos, não se tenta aproveitar. Seguidamente invento geléias, compotas e bolos aproveitando o que está sobrando de alguns alimentos. Nem sempre dá certo! Um dia desses fiz um bolo com mangas que ficou um verdadeiro horror. Nem mesmo eu consegui comer mais do que uma fatia. Mas,  faz sombra em frente à minha casa um imenso pé de jambolão, ou jamelão, como queiram. É uma árvore que projeta uma sombra maravilhosa, refrescando a casa nos dias que muito calor. Conta a lenda que meu marido a teria plantado ainda criança, e suas frutas se espalharam pela rua, gerando outras tantas árvores.
   O fato é que a árvore faz muita sujeira. São folhas caídas o ano inteiro e de janeiro à maio ainda tem as frutas, que pintam de roxo todo o caminho, atraindo vários pássaros, mas também moscas. Além disso, como nossa árvore estava gigantesca, estava na hora de podar, antes da chegada do inverno e dos fortes ventos que poderiam quebrar seus calhos e causar mais danos.
   Eis que, com alguns calhos no chão, me deparo com lindas frutinhas, quase que pedindo para serem aproveitadas. Eram muitas, e lindas. Pensei, o que fazer com essas frutas? O negócio é que o jambolão, embora bem saboroso, com jeito de fruta do mato, tem um gosto adstringente, que causa aquela "trava" na boca. Assim sempre tive medo de preparar qualquer coisa com ela, mas mediante o pedido das pobres frutinhas, resolvi tentar.

Olhem essas pobres frutinhas, quase pedindo para virar... geléia.
   Colhi uma bacia dessas frutinhas, lavei, desencarocei, bati no liquidificar, juntei açúcar, fogo e ...


   ... virou uma linda geléia.
  
   Seu gosto é marcante, um pouco ácido, ainda conserva sua adstringência, mas ficou muito boa. Nem deu tanto trabalho, apenas para desencaroçar as frutinhas.
   Amanhã vou colher mais e procurar uma receita de licor.
 

  Geléia de Jambolão
   Ingredientes:
   1 kg. da fruta sem caroço, liquidificada
   1/2 kg de açúcar

   Misturar o açúcar com a fruta liquidificada, levar ao fogo baixo, mexendo seguidamente, quando reduzir e a consistência estiver boa (firme ou quando começar a saltar), retirar do fogo e... deliciar-se.
    
   Ah, o jambolão é uma fruta originária da Índia, rica em vitamina C, e estudos estão descobrindo propriedades anticancerígenas e também benefícios no tratamento da diabetes.
   Diz a wikipedia que também é uma fruta sagrada para os hindus, pois o deus Rama teria se alimentado dela durante 14 anos, em seu exílio de Ayodhya.


Polpa batida indo para o fogo... Pena que não dá para descrever o cheiro maravilhoso que tomou conta da cozinha...


 

11 comentários:

  1. tem 3 pés de jambolão na minha rua, no inicio, por ela amarrar um pouco pensei que era veneno. kkkkkk agora devoro o pé, fiz a geleia e o licor então, voce nçao imagina como é saboroso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Moro num balneario, aqui poucas pessoas conhecem o poder dessa fruta, inclusive se voce pegar 20 folhas e fazer cha, tomar como agua durante o dia, vc dentro de 15 a 20 dias emagreceu 4k pode? Pode sim...porque aconteceu comigo. Façam o teste como eu fiz, não tem contra indicação e é saudável.

    ResponderExcluir
  3. No condomínio onde moro em cada esquina tem um pé de jamelão.Só no meu quintal tem 4 árvores que dão muitos jamelões. Meus dois rottweilers desde pequenos comem o que caem no chão. Eles comem tanto que às vezes fico preocupada em fazer mal.Comem com as sementes que saem nas fezes. Mas como comem muito, às vezes vomitam os caroços. Tenho que varrer o quintal todo dia para a retirada dos frutos para evitar que comam demais. Então tenho pensado em aproveitar a fruta para fazer geleia,mas não sabia como desencaroçar porque deve dar um trabalhão.Por isso procurando a receita na internet achei essa. Gostei muito das dicas.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. ola nossa obrigada pela dica tenho uns 8 pés de jamelão aqui na chacara e duas vezes por ano eles carregam adoro comer a fruta e agora vou fazer a geléia pesquisei muito e descobri sua pagina obrigada..

    ResponderExcluir
  5. acredito que da pra fazer como o

    Licor de jabuticaba

    Ingredientes:
    - 2 kg de frutas
    - 50 kg de açúcar
    - 8 litros de álcool de cereais

    Preparo:
    Lave bem as frutas e coloque num tambor ou barril. Acrescente 20 kg de açúcar e deixe curtindo durante 30 dias. Depois disso, passe o xarope para outro recipiente, usando um funil com telinha, para coar melhor. Está pronto. Para fazer o licor ponha os 30 kg restantes de açúcar num tacho (ou dois panelões) e leve ao fogo, sem água. Mexa sempre. O açúcar derrete e forma uma calda (não se preocupe se grudar um pouco no fundo, isso acontece mesmo).Tire do fogo, deixe esfriar e junte o álcool e o xarope. Coloque em um tambor fechado e deixe 3 meses curtindo. Engarrafe em vidros esterilizados, tampe com rolhas. Essa receita também poderá ser aproveitada para os licores de jamelão, jenipapo, pequi, cereja e ameixa. Rendimento: 50 litros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, muito boa a receita, mas tem a proporção para fazer 1 litro ?

      Excluir
  6. Amei a sua receita!!!
    Parabéns, ficou divino....
    Aguardo a dica para o licor!!!

    ResponderExcluir
  7. vo fazer sera q sa pra coloquea como recheio de bolo

    ResponderExcluir
  8. Acho que para ficar mais facil, pode-se colocar a fruta para ferver com caroço sem água e depois de bem molinhas, peneirar, não acham?

    ResponderExcluir
  9. Fiz a Geleia ficou muito deliciosa!
    Agradeço a receita!

    ResponderExcluir
  10. Oi sou diabética tipo 1, posso comer geleia de jambolão?

    ResponderExcluir