quarta-feira, 9 de março de 2011

Guacamole

   

   Sou adepta em experimentar coisas novas. Novos sabores, novas misturas de ingredientes, novos temperos. Pois bem, ano passado, por acaso me apaixonei por guacamole. Não só me apaixonei, como fiz boa parte da família seguir o mesmo caminho, e esse delicioso molho virou acompanhamento obrigatório em todo churrasco.
    Tudo começou quando resolvi preparar uma janta temática: Frida Khalo. Uma janta dedicada a Frida tinha que ter muita comida de inspiração mexicana, e aí aparecerem as pimentas, o chili com feijão e carne e a guacamole.
   Para os que não conhecem, guacamole é uma pasta de abacate, salgada, temperada com pimenta, tempero verde, tomate, cebola e pimentão. Deliciosa, serve como salada, acompanhamento para carnes, servida com torradinhas ou 'doritos' vira um delicioso petisco.
   Sempre fui acostumada a comer abacates. Na minha infância, batida de abacate com açúcar e leite ou mesmo abacate com limão e açúcar eram comuns. No entanto nem imaginava comê-lo com sal. Uns anos atráz, uma amiga chilena, já havia me comentado como era comum comer abacate com sal, mas eu nem podia imaginar em experimentar tal iguaria.
   Com o preparo da tal janta me vi obrigada a preparar esse prato, e, para minha total surpresa adorei. O abacate perde seu gosto, mas ganha na consistência, deixando o prato com uma textura ótima. Os temperos dão o tom e quanto mais apimentado, melhor fica.
   Além disso, o abacate é um excelente aliado da saúde. É fonte de vitaminas A, B6, C, E, além de ser rico em proteínas, ferro, magnésio e potássio. E a história de que encorda não é de toda verdade. O abacate é sim calórico se comparado a outras frutas, 100 gramas de abacate tem em média 150 calorías enquanto 100 gramas de maçã tem 64 calorias. Mas se comparar o abacate com outros molhos vemos a diferença, 100 gramas de maionese industrial tem em média 663 calorias. Então, com moderação abacate só faz bem. (dados do livro 'Tabela de Calorias - Neil Stevens)
  

    Guacamole:
    Ingredientes:
    1 abacate grande
    1 tomate picado
    1 cebola picada
    1 pimentão picado
    1 pimenta dedo de moça sem sementes picada em pedaços bem pequenos
    suco de 2 limões
    Tempero verde (salsa e cebolinha)
    sal à gosto

     Preparo:
     Amassar o abacate e acrescentar o suco de limão, misturando bem. Acrescente a cebola, o tomate (sem as sementes), e pimentão, a pimenta e o tempero verde. Acerte o sal e sirva gelado acompanhado de torradinhas ou outro tipo de pão (doritos também fica ótimo).
    Atenção para o corte da pimenta. Devem ser retiradas as sementes, pois senão fica forte demais e deve ser bem picadinha, pois se alguém morder um pedaço grande vai arder demais.




   Ah, se for véspera de feriado, com tequila também fica ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário