sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comidinha de Buteco - Bolinhos de batata

   
    Meu marido adora comidas de buteco, e só. Não gosta de verduras, nem saladas, nem cozidos. Quando muito um bife e ovo frito. Mas todo o tipo de comida de buteco ele adora. Então, vez ou outra, eu me inspiro e faço alguma coisa bem de buteco.
    Esses dias resolvi fazer bolinhos de batata. Existe um mito de que é muito trabalhoso. Não acho. Só exige planejamento. Adoro fazer esses bolinhos, mas como é bem fritura não faço muito seguido.

    Bolinho de Batata
    Recheio:
    1/2 kg de carne moída
    4 tomates picados
    4 dentes de alho amassados
    3 colheres de óleo
    2 colheres de shoyo
    sal, pimenta à gosto
    3 ovos cozidos picados
    tempero verde picado

    Massa:
    1 kg de batata cozida e amassada
    3 ovos
    farinha de trigo até dar ponto
    sal à gosto
    óleo para fritar

   Preparo:
   Recheio: colocar o óleo na panela e fritar levemente o alho, acrescentar a carne e refogá-la. Acrescentar os tomates picados, a pimenta, o shoyo e o sal. Quando estiver pronto (deve ficar sequinho), apagar o fogo e acrescentar os ovos picados e o tempero verde.

   Massa: Amassar as batatas ainda quentes e aguardar que esfriem. Acrescentar os ovos, o sal e ir colocando farinha aos poucos, até notar que está no ponto. Ir misturando e amassando com as mãos. O ponto é quando a massa não estiver grudando nas mãos.
   Pegar uma bola de massa com a mão enfarinhada e amassá-la, abrindo na palma da mão. Colocar no meio o recheiro e ir fechando com a ajuda da outra mão. É importante não deixar nada do recheiro aparecendo.
Fritar em óleo quente (a frigideira deve ter bastante óleo, quase que o bolinho fique imerso), servir em seguida com umas pimentinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário