sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cebolas...

    Como sabem, estamos de férias... Saímos e tentamos conhecer algumas cidades próximas e que ainda não conhecemos. Esta foto é de São José do Norte, terra da cebola. Um pouco irônico, já que meu marido odeia cebolas, de qualquer tipo, preparada de qualquer jeito: na salada, no molho, frita, cozida, crua, não importa, ele tem horror a cebolas de qualquer tipo. Isso explica a ausência quase total de cebolas em minhas receitas. Sempre que alguém me pede uma receita eu digo, pode acrescentar a cebola, eu pouco uso, mas é boa para temperar os alimentos.
   Bom, mas por ironia estivemos em São José do Norte, uma cidade bem pequena, mas também bem lindinha, com uma praia bem gostosa e quase sempre vazia. O caminho até a cidade é quase todo de plantações de cebola. Pegamos o início da BR-101 e em boa parte da estrada vimos as plantações e muita cebola caída na estrada (caídas dos caminhões). Já na chegada do município nos deparamos com filas de caminhões sendo abastecidos, como esse aí. O cheiro de cebola impera na cidade.

   Ah, só para constar, a origem da cebola é asiática. Mas se espalhou pelo Oriente Médio, Europa e África. Os colonizadores europeus a trouxeram para as Américas, e assim ela tomou conta de todo o mundo. Quando cortada forma ácido sulfúrico, o que nos faz chorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário