segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Berinjelas


    Adoro Berinjeras... Mas nem sempre foi assim.
    Passei boa parte da vida sem entender direito o gosto desse fruto. Achava sem gosto, gosmento, e até um pouco picante demais... Culpa dos desastrosos pratos de berinjela que provei na adolescência. Um dia, uma conhecida me deu uma conserva de berinjela, que ela chamava romanticamente de antepasto. Era na verdade, berinjelas cruas, com cebola, pimentão e azeitonas, "cozidas", sem ir ao fogo, no vinagre. ADOREI. Achei aquele gosto totalmente diferente e passei a perseguir receitas com berinjelas. Virei fã.
    Hoje uso de todas as maneiras, refogada, no molho, frita, grelhada, na pizza, na lasanha, na salada (crua, cozida ou assada) e tem um patê, receita de minha mãe, que também é fantástico (prometo dar a receita mais tarde).
    Descobri depois que existem vários tipos de berinjela. A wikipedia diz que ela é originária da Índia, mas no livro "1001 comidas para provar antes de morrer" ela é apresentada como tendo variações de cada um dos continentes.  A roxinha da foto é a mediterrânea, a mais usada e conhecida por aqui.
    Hoje fiz uma salada com berinjelas grelhadas.

   Salada Rápida de Berinjela

   Ingredientes:
   1 berinjela cortada em tiras
   1 pimentão (preferência vermelho) cortado em tiras
   1 dente de alho picado
   folhas de alface
   azeite de oliva
   sal
   pimenta do reino

   Preparo:
   Coloque 3 colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira anti-aderente, em seguida coloque as berinjelas e o pimentão, deixando-os tostar e virando de vez em quando. Quando estiverem levemente tostadas, acrescente o dente de alho e deixe um pouco mais. Tempere com uma pitada de sal e monte em um prato com as folhas de alface. Polvilhe levemente com pimenta do reino (de preferência moída na hora), e está pronto. Eu ainda jogo umas linhaças douradas por cima. Ficou ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário