domingo, 10 de abril de 2011

Dia das massas

     Faz muito tempo que eu queria aprender um pouco mais sobre a arte de preparar massas para salgadinhos. Meu marido sempre me diz que adora pastel com massa caseira, e ontem resolvi tentar fazer. Peguei a receita da massa no site http://www.tudogostoso.uol.com.br/ , e adorei. Muito fácil de fazer e o resultado foi uma massa bem sequinha e crocante, além de muito fácil de abrir.

     
     Faltou instrumentos de trabalho. Na falta de um rolo de macarrão, usei uma garrafa de vinho, não foi o mais apropriado, mas cumpriu sua função.


     No domingo, minha cunhada Marisa veio me dar uma aula prática de massa para cachorrinho, e de brinde trouxe uma cuca de coco deliciosa. A massa do cachorrinho fica maravilhosa, e saindo do forno é irresistível. Acho que aprendi. No sábado já vou repetir com recheios variados.


      Massa para pastel
      Ingredientes:
      500 gramas farinha de trigo
      200 ml de água morna
      1 colher de sobremesa de sal
      1 colher de sopa de óleo (usei margarina própria para culinária)
      1 colher de sopa de aguardente

      Misture a farinha, o sal, o óleo, a aguardente e vá colocando a água aos poucos. Coloque a massa sobre uma superfície lisa, e vá sovando, se necessário vá polvilhando farinha. Quando a massa estiver homogênea separe pequenas porções, polvilhe farinha dos lados (bem pouco) e começe a abrir como o rolo ou no cilindro. O segredo é espichar a massa de todos os lados.
     Pronto, é só rechear e fritar em bastante óleo (usei o mesmo recheio do bolinho de batata). Ah, a massa ficou boa até sem recheio.

     Massa para cachorrinho
     1 kg de farinha de trigo
     1 envelope de fermento biológico seco
     1 colher de sopa de óleo
     1 ovo inteiro e mais duas gemas
     4  colheres de sopa de açúcar
     1 colher de sobremesa de sal
     água morna

     Misture os ingredientes secos e deixe descançar por 10 minutos. Acrescente o óleo, o ovo, as gemas e misture. Vá colocando a água aos poucos e misturando com as mãos. Quando a massa estiver firme, mas homogênea, coloquea em uma superfície e vá sovando, acrescente um pouco de farinha para não grudar. O ponto é quando a massa estiver firme, mas não dura, que ainda grude um pouquinho nas mãos.
     Pegue pequenas porções, abra na palma da mão, recheio com pedaços de salsicha (também pode ser queijo, goiabada, ou o que preferir), enrole o recheio fechando o pãozinho e coloque em uma forma untada. Espere crescer (até quase dobrar de tamanho), pincele uma mistura de 1 gema de ovo, suco de 1/2 limão e 1 colher de sopa de óleo sobre cada pãozinho, e coloque-os para assar.  Cuide quando estiverem dourados, leva em torno de 20 minutos em fogo médio.
     Pronto!
     Dica: Untar a forma com uma mistura de óleo e margarina deixa o fundo dos pãezinhos bem crocante.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário