Já contei que a praia aonde estávamos tinha uma feira bem bacana, cheia de produtos regionais e algumas frutas e legumes pouco usuais no meu dia a dia. Pois bem, numa visita a essa feira me deparei com pimentões coloridos, bem baratos. Já tinha visto pimentões coloridos por aqui, é claro, mas os preços são sempre altos. Como na feira estavam bem em conta, comprei.
Eram lindos: vermelhos, verdes, roxos e amarelos bem clarinhos.
Mas aí, o que fazer com tantos pimentões??? Simples: Pimentão recheado.
O problema é que eu nunca tinha feito pimentão recheado, mas pensei, "não deve ser tão difícil". Lavei os ditos, cortei ao meio, tirei as sementes e reservei. Em paralelo preparei uma carne moída e quando estava pronto para o forno um amigo nosso chegou e disse: "Meu pai sempre faz pimentão recheado, mas nunca vi no forno, ele sempre cozinha na panela!" Pronto, bateu o desespero, será que vai ficar bom??? Ficou muito bom!!! Aí vai a receita:
Pimentão recheado:
6 pimentões lavados, cortados ao meio e sem semente (o pimentão verde tem o sabor mais forte, então dependendo do seu gosto, escolha outras cores)
azeite de oliva
recheio:
1 kg de carne moída
4 dentes de alho amassados
4 tomates picados
óleo, sal e pimenta à vontade
tempero verde picado
fatias de queijo
Prepare o guisado colocando o óleo na panela e dourando os alhos sem queimar, acrescente o guisado e vá refogando, depois o tomate e os temperos, exceto o tempero verde e o queijo. Eu sempre gosto de colocar um pouco de molho shoyo, mas aí precisa cuidar o sal. Deixe cozinhar.
Recheio os pimentões, arrume-os em uma travessa untada com azeite, cubra com tempero verde e fatias de queijo, depois regue com um pouco de azeite de oliva e, forno.
Cozinhe por mais ou menos 40 minutos em fogo médio, espie vez ou outra, estão pronto quando os pimentões estiverem murchos e o queijo derretido.
Fica excelente servido com arroz e salada.
Arrumadinhos, indo para o forno, bem na hora do comentário maldito! eheheh
Saindo do forno, um pouco antes de serem atacados por uma população faminta!