domingo, 25 de setembro de 2011

Minha Primeira Vez...

   Calma. A primeira vez é com os sushis...  
   Na busca incansável por aprender novos sabores, ando meio encantada em desvendar o mundo oriental. Hoje, reservei uma parte da tarde para tentar preparar sushis. Estou me preparando para um jantar oriental, e precisava aprender um pouco sobre a culinária japonesa. Falei com alguns conhecidos, ouvi alguns conselhos e resolvi arriscar.  Alguns me disseram que era muito difícil, que eu não ia conseguir (detesto esse pessimismo) que exigia muito treino, etc... É claro que não pretendo me tormar uma "sushigirl", mas para fazer uma brincadeira com amigos acho que dá!
   Mas, precisava descobrir como fazer. Esses dias, quando saía das fatídicas aulas de motocicleta (que aliás, isso é bem possível que eu não vá conseguir!), passei por uma banca de revistas e encontrei uma revista de culinária japonesa. Pronto, aí era só botar em prática!
    Na hora de comprar os ingrediente me senti "assaltada". O Zaffari não tem noção de algumas coisas mesmo!! Vou procurar no mercado público! Mas comprei o mínimo necessário e fui me arriscar.
    O processo todo é bem fácil. Tanto o preparo do arroz (que deve ser feito antes), como a montagem. O que tem que ter mais cuidado é no corte. Faca bem afiada e tem que lavar ela seguidamente para o arroz não grudar. Mas no final ficou bem bom!
    Shari (arroz para sushi)
    Ingredientes
   2 xícaras de arroz japonês
   3 xícaras de água
   1/2 xícara (pequena) de vinagre de arroz
   3 colheres (sobremesa) de açúcar
   1 colher (café) de sal

   Preparo: Deixe o arroz de molho por 30 minutos e lave. Leve ao fogo baixo com tampa até a água secar. em uma vasilha misture o vinagre, o açúcar e o sal. Passe o arroz (ainda quente) para uma tigela e vá colocando essa mistura aos poucos, mexendo sempre, com movimentos rápidos. Deixe esfriar antes de usar.

   Sushi 
   Ingredientes:
   Arroz para sushi
   Folhas de nori (algas)
   1 cenoura levemente cozida, cortada à juliete
   1 pepino japonês, cortado à juliete
   2 bastões de Kani, cortado em tiras
   molho shoyu
   Wasabi (raiz forte)

   Preparo
   Coloque a folha de nori sobre uma esteira de bambu. Espalhe o arroz por toda a folha e coloque sobre o arroz (a uns 3 cm da borda) o pepino, a cenoura e a kani. Enrole com a ajuda do bambu e feche o sushi passando um pouco de água no final da alga.
   Corte em fatias e sirva com shoyu e wasaki (cuidado que é forte).
   Servi também com uma conserva de gengibre.
   Muito bom, só faltaram os hashis.