quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mercados por aí...

    Este é o Mercado público da cidade de Rio Grande - RS. Não está exatamente em bom estado de conservação, mas no interior tem uma placa explicando uma possível restauração. O problema é que a placa não parece ser muito recente, então, aguardamos.
    Tenho o maior respeito por Mercados Públicos, e sempre me deprimo ao visitar algum que está meio abandonado. Espero que a Prefeitura dê um jeito rápido. Aliás, Rio Grande e Pelotas, cidades vizinhas, estão bem diferentes. Embora a mídia tenha propagandeado que o super-porto atrai grandes divisas para o município de Rio Grande, particularmente achei Pelotas bem mais cuidada. Muitos prédios antigos foram restaurados e a cidade está linda, até o mercado está em reforma, e parece que em reorganização de seus expositores. Parabéns à Prefeitura de Pelotas. Ah, só precisa de mais algumas placas de identificação...


Mercado de Peixes, em frente ao Mercado Municipal
  
Será que o restauro sai???

Pezinhos no Mercado...
    

Pimentões Recheados

    Já contei que a praia aonde estávamos tinha uma feira bem bacana, cheia de produtos regionais e algumas frutas e legumes pouco usuais no meu dia a dia. Pois bem, numa visita a essa feira me deparei com pimentões coloridos, bem baratos. Já tinha visto pimentões coloridos por aqui, é claro, mas os preços são sempre altos. Como na feira estavam bem em conta, comprei.

    Eram lindos: vermelhos, verdes, roxos e amarelos bem clarinhos.
    Mas aí, o que fazer com tantos pimentões??? Simples: Pimentão recheado.
    O problema é que eu nunca tinha feito pimentão recheado, mas pensei, "não deve ser tão difícil". Lavei os ditos, cortei ao meio, tirei as sementes e reservei. Em paralelo preparei uma carne moída e quando estava pronto para o forno um amigo nosso chegou e disse: "Meu pai sempre faz pimentão recheado, mas nunca vi no forno, ele sempre cozinha na panela!" Pronto, bateu o desespero, será que vai ficar bom???  Ficou muito bom!!! Aí vai a receita:
    
     Pimentão recheado:
     6 pimentões lavados, cortados ao meio e sem semente (o pimentão verde tem o sabor mais forte, então dependendo do seu gosto, escolha outras cores)
     azeite de oliva
     recheio:
     1 kg de carne moída
     4 dentes de alho amassados
     4 tomates picados
     óleo, sal e pimenta à vontade
     tempero verde picado
     fatias de queijo
    
     Prepare o guisado colocando o óleo na panela e dourando os alhos sem queimar, acrescente o guisado e vá refogando, depois o tomate e os temperos, exceto o tempero verde e o queijo. Eu sempre gosto de colocar um pouco de molho shoyo, mas aí precisa cuidar o sal. Deixe cozinhar.
    Recheio os pimentões, arrume-os em uma travessa untada com azeite, cubra com tempero verde e fatias de queijo, depois regue com um pouco de azeite de oliva e, forno.
    Cozinhe por mais ou menos 40 minutos em fogo médio, espie vez ou outra, estão pronto quando os pimentões estiverem murchos e o queijo derretido.
    Fica excelente servido com arroz e salada. 
  
Arrumadinhos, indo para o forno, bem na hora do comentário maldito! eheheh

Saindo do forno, um pouco antes de serem atacados por uma população faminta!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Imaruí

    Em andanças por aí, visitamos a cidade de Imaruí, em Santa Catarina. A cidade é linda, tem aproximadamente 11.000 habitantes, então nem preciso dizer que é uma cidade típica do interior. É riquíssima em belezas naturais e sua arquitetura é recheada de aspectos açorianos, além de ter uma forte religiosidade.
    Sua história também é bem interessante. Foi fundada em 1839, a partir da proclamação da República Juliana, quando pescadores e camponeses que viviam em Laguna fugiram e instalaram-se na região da Lagoa de Imaruí, fundando a cidade.
    Ah, e a cidade tem Mercado Público. Não exatamente do tipo que eu gosto (com muitos artigos regionais), mas é bem legal assim mesmo.
Vista parcial da Lagoa de Imaruí

Praia da Rosa - água bem limpa e quente

Mercado Público

Interior do mercado


Mercados

   Adoro mercados. Mas não supermercados, nem hipermercados. Gosto de mercados antigos, daqueles que vendem produtos diferentes, à granel. Em cada lugar que vou procuro conhecer esses lugares, eles inspiram a imaginação, contam  histórias e excitam nossos sentidos: O olfato se atiça com tantos perfumes, a visão se intensifica frente a tantas cores novas, o paladar não resiste a tantos gostos, a audição se delicia com o murmurinho de seus corredores e o tato não resiste a acariciar tantos novos produtos...
   Pois bem, aqui em Imbituba não tem mercado público para o meu desespero, mas tem uma feira tão deliciosa quanto. Seu prédio não tem arquitetura de época, nem seus corredores guardam tantas histórias, mas em termos de produtos é uma festa.

                        
                                     Bolachas vendidas em lata, à granel!!! Delícia
               
                                 Grande variedade de produtos coloniais
                               


                                         Frutas exóticas... Pelo menos por aqui.
                                                            Jacas                                          

                                              Conhece Maxixe?? Eu ainda não

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Inspiração...


   Esta é a atual vista da janela da cozinha... Bem inspirador, não acham???




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salada de Lentilhas

    Verão é tempo de comidas mais leves, não é o que dizem?? Então, uma salada sempre cai bem. Com poucos ingredientes e criatividade podemos fazer saladas bem interessantes.
     Um dia desses fiz uma salada de lentilhas para o almoço de domingo. Sempre comi e gostei de lentilhas, mas só conhecia sua forma cozida, tipo sopa, aquela que costumamos comer no ano novo, salada para mim foi uma novidade.
     A lentilha, assim como o trigo e o feijão pode se transformar em excelente saladas frias, que amenizam o calor, e ainda dão energia para o dia todo. Sua origem é asiática, e conheço pelo menos três tipos: a marrom, a laranja e a verde.
    
     Salada de Lentilhas

    1/2 kg de lentilhas cozidas (Não deixe de molho antes de cozinhar e cozinhe em panela comum, cuidando o ponto. Não deve ficar cozida demais, nem desmanchada. Deve estar cozida mas com os grãos firmes).
    3 cenouras cruas raladas
    1 cebola picada (é bom deixá-la um pouco de molho antes de fazer a receita, e escorrer na hora para não ficar muito forte)
    1/2 pimentão picado
    Tempero verde picado
    Azeitonas picadinhas
    Azeite de oliva, vinagre, pimenta-do-reino e sal à gosto

    Em um prato colocar os ingredientes, misturando com cuidado para não machucar as lentilias. Temperar e servir, de preferência frio.

   Bem fácil e garante boa sorte e fartura o ano todo.