sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Férias

    Que dia ruim, heim...

Frutas Regionais

                 ... Butiás ...




    Um dia antes da viagem ganhei do César essa maravilha. É um lindo cacho de butiás, dívida antiga.... Não dava tempo para comer tudo, então a maioria virou licor para os amigos provarem nas visitas.
    O restante virou petiscos para a viagem, que foi longa... Aliás, aqui nas praias catarinenses butiá é fruta conhecida. Facilmente encontramos sorvetes, picolés e sucos para vender.
    Para fazer o licor eu lavei e tirei os caroços dos butiás. após fiz uma calda de açúcar e cozinhei um pouco as frutas. Quando a calda ficou fria, misturei com uma cachacinha. Agora é só esperar o licor curtir e as visitas chegarem.
    Para aqueles que desconhecem  o Butiá é o fruto de um tipo de palmeira, comum na América Latina. O seu fruto além de ser consumido em natura, também pode virar geléias, licores, compotas, etc. O seu caroço é composto de uma amêndoa da qual se pode estrair óleo.



    
  

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Copinhos deliciosos da Jú

   Semana passada foi aniversário da minha super amiga Jú. Ela é uma pessoa maravilhosa, e faz parte do seleto grupo que frequenta a minha cozinha. Nos recebeu super bem e arrematou a recepção com esses copinhos de maracujá e chocolate deliciosos. Ela cedeu gentilmente a receita que vou postar aqui.

   1 caixa de leite condensado.
   1 caixa de creme de leite
   A mesma medida de suco de maracujá de verdade, não maguary.
   Bate tudo no liquidificador e coloca nos copinhos fofos.
   Para a cobertura:
   1 barra de chocolate meio amargo
   1 caixinha de creme de leite.
   Derreti o chocolate no micro e misturei com o creme de leite, depois coloquei em cima do mousse, e umas bolinhas de mms.

   Estava uma delícia. Obrigada Jú!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cebolas...

    Como sabem, estamos de férias... Saímos e tentamos conhecer algumas cidades próximas e que ainda não conhecemos. Esta foto é de São José do Norte, terra da cebola. Um pouco irônico, já que meu marido odeia cebolas, de qualquer tipo, preparada de qualquer jeito: na salada, no molho, frita, cozida, crua, não importa, ele tem horror a cebolas de qualquer tipo. Isso explica a ausência quase total de cebolas em minhas receitas. Sempre que alguém me pede uma receita eu digo, pode acrescentar a cebola, eu pouco uso, mas é boa para temperar os alimentos.
   Bom, mas por ironia estivemos em São José do Norte, uma cidade bem pequena, mas também bem lindinha, com uma praia bem gostosa e quase sempre vazia. O caminho até a cidade é quase todo de plantações de cebola. Pegamos o início da BR-101 e em boa parte da estrada vimos as plantações e muita cebola caída na estrada (caídas dos caminhões). Já na chegada do município nos deparamos com filas de caminhões sendo abastecidos, como esse aí. O cheiro de cebola impera na cidade.

   Ah, só para constar, a origem da cebola é asiática. Mas se espalhou pelo Oriente Médio, Europa e África. Os colonizadores europeus a trouxeram para as Américas, e assim ela tomou conta de todo o mundo. Quando cortada forma ácido sulfúrico, o que nos faz chorar.

Comidinha de Buteco - Bolinhos de batata

   
    Meu marido adora comidas de buteco, e só. Não gosta de verduras, nem saladas, nem cozidos. Quando muito um bife e ovo frito. Mas todo o tipo de comida de buteco ele adora. Então, vez ou outra, eu me inspiro e faço alguma coisa bem de buteco.
    Esses dias resolvi fazer bolinhos de batata. Existe um mito de que é muito trabalhoso. Não acho. Só exige planejamento. Adoro fazer esses bolinhos, mas como é bem fritura não faço muito seguido.

    Bolinho de Batata
    Recheio:
    1/2 kg de carne moída
    4 tomates picados
    4 dentes de alho amassados
    3 colheres de óleo
    2 colheres de shoyo
    sal, pimenta à gosto
    3 ovos cozidos picados
    tempero verde picado

    Massa:
    1 kg de batata cozida e amassada
    3 ovos
    farinha de trigo até dar ponto
    sal à gosto
    óleo para fritar

   Preparo:
   Recheio: colocar o óleo na panela e fritar levemente o alho, acrescentar a carne e refogá-la. Acrescentar os tomates picados, a pimenta, o shoyo e o sal. Quando estiver pronto (deve ficar sequinho), apagar o fogo e acrescentar os ovos picados e o tempero verde.

   Massa: Amassar as batatas ainda quentes e aguardar que esfriem. Acrescentar os ovos, o sal e ir colocando farinha aos poucos, até notar que está no ponto. Ir misturando e amassando com as mãos. O ponto é quando a massa não estiver grudando nas mãos.
   Pegar uma bola de massa com a mão enfarinhada e amassá-la, abrindo na palma da mão. Colocar no meio o recheiro e ir fechando com a ajuda da outra mão. É importante não deixar nada do recheiro aparecendo.
Fritar em óleo quente (a frigideira deve ter bastante óleo, quase que o bolinho fique imerso), servir em seguida com umas pimentinhas...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Comidinhas de férias

    Férias merecidas... Calor, água, diversão e ... muita comida. Pra mim, comida de férias é peixe. Tem gente que acha que é o churrasco (principalmente aqui no sul), um dia escrevo o que penso do churrasco, olha que é bem polêmico.
   Mas então, tirei uma semana passeando ao redor da chamada "Costa Doce". São várias cidades banhadas pela grande Lagoa dos Patos. Percorri algumas, e, é claro, provei das suas delícias.
   Comi peixe em vários lugares: Mostardas, Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul. Mas um peixe e uns bolinhos consumidos numa modesta peixaria no Laranjal (Pelotas) foi uma experiência única. Deliciosos!

    Se você passar pelo Laranjal, não deixe de conferir. Peixaria Ortiz, na colônia de pescadores, um pouco depois do Camping Municipal. A dona, Alessandra, é um amor e prepara tudo na hora, muito fresquinho. Além disso, é sempre cheia de pescadores com muitos causos e boas histórias. Ah, o preço é bem honesto, viu!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Berinjelas


    Adoro Berinjeras... Mas nem sempre foi assim.
    Passei boa parte da vida sem entender direito o gosto desse fruto. Achava sem gosto, gosmento, e até um pouco picante demais... Culpa dos desastrosos pratos de berinjela que provei na adolescência. Um dia, uma conhecida me deu uma conserva de berinjela, que ela chamava romanticamente de antepasto. Era na verdade, berinjelas cruas, com cebola, pimentão e azeitonas, "cozidas", sem ir ao fogo, no vinagre. ADOREI. Achei aquele gosto totalmente diferente e passei a perseguir receitas com berinjelas. Virei fã.
    Hoje uso de todas as maneiras, refogada, no molho, frita, grelhada, na pizza, na lasanha, na salada (crua, cozida ou assada) e tem um patê, receita de minha mãe, que também é fantástico (prometo dar a receita mais tarde).
    Descobri depois que existem vários tipos de berinjela. A wikipedia diz que ela é originária da Índia, mas no livro "1001 comidas para provar antes de morrer" ela é apresentada como tendo variações de cada um dos continentes.  A roxinha da foto é a mediterrânea, a mais usada e conhecida por aqui.
    Hoje fiz uma salada com berinjelas grelhadas.

   Salada Rápida de Berinjela

   Ingredientes:
   1 berinjela cortada em tiras
   1 pimentão (preferência vermelho) cortado em tiras
   1 dente de alho picado
   folhas de alface
   azeite de oliva
   sal
   pimenta do reino

   Preparo:
   Coloque 3 colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira anti-aderente, em seguida coloque as berinjelas e o pimentão, deixando-os tostar e virando de vez em quando. Quando estiverem levemente tostadas, acrescente o dente de alho e deixe um pouco mais. Tempere com uma pitada de sal e monte em um prato com as folhas de alface. Polvilhe levemente com pimenta do reino (de preferência moída na hora), e está pronto. Eu ainda jogo umas linhaças douradas por cima. Ficou ótimo.

Moqueca Baiana por Alex Atala 1/8

domingo, 2 de janeiro de 2011

Alecrim

    Alecrim...
    Plantinha extremamente cheirosa e deliciosa em qualquer receita (seja cozida, crua ou em infusão). Adoro para temperar qualquer coisa, carnes, frangos, saladas e principalmente chás...
    É originária do mediterrâneo, e já usada pelos antigos romanos... deliciosa.
   Minha mãe que entende muito de ervas diz que é boa para espantar a tristeza. Então, nunca falta em meus chás...

   E como já cantava o poeta...
   "Canta primavera, pá
    Cá estou carente
    Manda novamente algum cheirinho de alecrim"
                                                       Tanto Mar - Chico Buarque

Com cara de verão

    Só para dar água na boca.... Peixe assado degustado no Mercado Público em Floripa.
                                   T U D O   D E   B O M ! ! ! !

  
    Aliás, peixe combina muito bem com pimenta e alecrim.
   Se passar por Florianópolis, não deixe de provar essa delícia. Peixe assado, super bem servido, com arroz, salada e pirão. Delícia, e cara de férias.

Boas Vindas

    Olá,
    que delícia inaugurar meu próprio blog de culinária...
    Vou usar esse espaço para compartilhar delícias gastronômicas em forma de receitas ou dicas culturais que envolvam o "pecado" da gula.
    Todos sabem que a cozinha é um dos lugares em que mais me sinto à vontade, assim, vai ser um prazer e um desafio escrever sobre os segredos e a arte que envolvem esse lugar quase sagrado da casa.
    Bom Apetite!!!